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Os caminhões Borgward B1250

17-08-2014 19:51

        Aproveitando a presença do "Pritschewagen" (veículo de carrocaria plana, aberto) B1250 do companheiro Marcelo Braido Dario, único do tipo no Brasil, na 8a. Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais de São Caetano do Sul - SP, realizada agora em julho/2014,  aproveitamos para mostrar algumas fotos  e falar alguma coisa a respeito desses veículos.

        Na Alemanha genericamente os veículos comerciais e utilitários são chamados de LKW (de Lastkraftwagen, veículos motorizados de carga) e são produzidos de todos os tipos, como no resto do mundo. Aos poucos vamos falando como chamam as variedades, uma delas é o Pritschewagen que mencionamos acima, que na realidade é o tipo mais comum de caminhão, o de carroceria aberta. O grupo Borgward já produzia caminhões bem antes da 2a. Guerra Mundial nas marcas Borgward, Goliath e Lloyd, em verdade eles serviram às forças nazistas no conflito, isto merecerá um artigo à parte. Porém aqui falaremos dos caminhões pequenos que apareceram no pós-guerra, cujas vendas ajudaram e muito no reerguimento e continuidade das fábricas que haviam sido quase que completamente destruídas durante os bombardeios aliados. O primeiro a aparecer foi o modelo B1000, para uma tonelada, daí o nome da versão, em 1947, fabricado até 1949, com motor de 1.400 cc e 33 hp. Tinha breques de acionamento mecânico a varão e somente duas rodas no eixo traseiro. Foram produzidas 6.669 unidades. Em agosto de 1949 foi lançado seu substituto natural porque a fabrica já podia melhorar seu produto, o B1250 para 1 1/4 ton, ou seja 1250 kg de capacidade de carga. Trazia o novo motor de 1.500 cc e 48 hp, breques hidráulicos e quatro rodas no eixo traseiro. Fez muito sucesso e foram produzidos 12.007 veículos, inclusive exportados para diversos países (no Brasil parece que o único que sobrou é o do Marcelo).

         Em 1952 a cilindrada foi novamente aumentada e surgiu o B1500 para 1.500 e mais tarde 1.600 kg. Usava os motores de 1.800 cc, a gasolina com 60 hp e a diesel com 42 hp. Por volta de 1954 a Borgward era uma das líderes na fabricação de veículos na Alemanha, nos caminhões leves competia de perto com a Opel e a Hanomag, tendo inclusive feito nessa época um "facelift" (redesenho) nos B1500 para deixá-lo com aparência mais moderna e mais atraente aos consumidores. Antes a aparência era a mesma desde os B1000 de 1947. Dos pequenos foi o que teve vida mais longa, sendo fabricadas 36.760 unidades até 1960, último ano de produção. Foi um grande número para as condições vigentes no país naquela época. Em 1959, quando a Borgward efetuou uma reorganização de seus produtos, o modelo passou a ser designado como B511. Dos pequenos resta dizer que o que eles tinham em comum eram os motores, os denominados 4M 1,5 ou 1,8 L de primeira geração, os mesmos usados nos automóveis da marca. Dos caminhões médios e pesados falaremos em outro artigo.

        Como um brinde ao Marcelo por ele ter concordado com a aparição de seu veículo no site, não sei se ele tem mas coloco aqui um link para o esquema elétrico (Elektrischer Schaltplan) do veículo no site Borgward.org, o que às vezes pode ser muito útil!

por Gilberto Cesar Coiahy Rocha