Procurar no site

Contatos

Borgward-Brasil

giba531@yahoo.com.br

2a. parte

4 - Revendedores da Capital Federal, anos 50-60 (Rio de Janeiro)

    Aqui localizavam-se duas outras grandes empresas, a TRANSAGRO e a BERNARDO CHAZAN, que juntamente com a SAMDACO constituiram o grupo das três maiores revendas BORGWARD no país. Vamos a elas e a mais algumas menores:

5 - TRANSAGRO REPRESENTAÇÕES S.A.

    Cada uma das três grandes revendedoras Borgward tinha suas características peculiares. A TRANSAGRO REPRESENTAÇÕES S.A. remete nossa memória a um tempo dentro da nossa história da implantação da indústria automobilística que podemos chamar de "romântico", um tempo em que um crescimento da empresa dentro do mercado, como a inauguração de novas instalações ou o lançamento de um novo carro tinha um destaque tal que era anunciado ao público em jornais tal qual um acontecimento social, como podemos ver por este comunicado de 1951 e sua sequente cobertura no jornal "O Globo". Era então inaugurada a nova seda da empresa à Av. Graça Aranha, 182 A e sobre-loja, mantendo-se as oficinas de "montagem" ( o que será que eles queriam dizer com este têrmo? Montagem de alguns poucos componentes em veículos quase completos no esquema conhecido internacionalmente como SKD - semi-knocked down - ou montagem de veículos vindos completamente desmontados, conhecido como regime CKD - completely knocked down, por exemplo? A estrutura de oficinas para CKD naturalmente tem que ser bem mais completa) e assistência técnica à Av. Brasil, 7022 em Bonsucesso. Tinham exclusividade de vendas para o Distrito Federal (antigo estado da Guanabara), Minas Gerais e estados do "norte" do país (norte e nordeste, com certeza). Traziam e vendiam automóveis também, mas parece que sua especialidade eram os caminhões, pequenos e médios, tal a quantidade e variedade de seus anúncios nos jornais. Nestes, pode-se ver também que no caso dos automóveis iniciou importações no pós-guerra, bem na época de transição do uso da marca HANSA para BORGWARD. Assim, quando lançados os novos "salloons" (sedans) em 1949 eram os Hansa 1500, depois em 1952 foram denominados Borgward Hansa 1500 e a partir de 1954, com muitas alterações, surgiram os Borgward Isabella 1500, desaparecendo aqui o nome Hansa que só seria revivido mais tarde em 1957, agora substituindo a marca Goliath. Segundo me parece, o Borgward B1250 do colega Marcelo Braido foi adquirido na TRANSAGRO e ele possui cópia de toda a documentação original de compra. A seguir mostramos uma pequena série de anúncios da TRANSAGRO em jornais da época:

(clique na imagem para ir para a galeria da TRANSAGRO)

6 - BERNARDO CHAZAN S.A. Importação Comércio Agricultura

    A BERNARDO CHAZAN S.A. também tem uma história bem interessante, a começar porque sua matriz ficava em Porto Alegre, à Rua Ernesto Alves, 150, no bairro da Floresta, mas tinha maior atuação no Rio de Janeiro, em diversos endereços onde em matéria de Borgward fazia de tudo: vendia carros (Borgward e Goliath), caminhões, peças e atendia veículos a gasolina ou a diesel. Os endereços de suas filiais no Rio eram:

Av. Pres. Vargas, 529 - conj. 611 - Centro (administração e principal local de vendas no Rio)

Av. Rio Branco, 245 - Cinelândia (exposição e vendas)

Av. Nossa Sra. de Copacabana, 1276 - junto ao Cine Caruso - Posto 6 (exposição e vendas)

Av. Nossa Sra. de Copacabana, 1344-B (exposição e vendas)

Av. Brasil, 1326-D - junto ao Posto OVAR (Oficinas e Posto de Serviços)

    Sua área de exclusividade de vendas compreendia os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais. Trouxe para o Brasil até os grandes e luxuosos Borgward 2400 Pullman com motores de seis cilindros e após 1954 os caminhões Borgward com  a frente reestilizada. Essa grande afinidade com o grupo Borgward e seus produtos chegou ao ponto de seu acionista principal, claro, o Sr. Bernardo Chazan, fazer parte também do grupo de investidores que constituiram a Borgward do Brasil S.A. Indústria e Comércio, como veremos em capítulo mais adiante. Das três maiores, era a empresa que mais fazia uso da propaganda em jornais. Durante uma boa época durante aos anos 50 apareciam os mais variados tipos de anúncios em diversos jornais quase que diariamente. Clique na figura abaixo para ver uma amostra dessa propaganda:

 

(clique na imagem para ir para a galeria da BERNARDO CHAZAN)

7 - Fábrica de Carroçarias METROPOLITANA LTDA.

    Sua especialidade eram veículos comerciais tipo ônibus. Em todo caso, como vendia veículos novos, entra no rol dos revendedores/distribuidores. Segundo consta na Wikipédia, "...A Fábrica de Carrocerias Metropolitana foi uma encarroçadora de ônibus brasileira. A empresa foi fundada em 1954 por Fritz Weissman no bairro de Ramos, na cidade do Rio de Janeiro. Foi pioneira no uso do duralumínio na fabricação de carrocerias, concorrendo com a Ciferal nesse nicho de mercado.

    Durante as décadas de 1950 a 1970 liderou o mercado de ônibus urbano no Rio de Janeiro, até ser adquirida pela CAIO em janeiro de 1976. Encerrou suas operações em 1980, já com o nome de CAIO Rio." Aqui aparece num anúncio no "O Globo" do ano de 1954:

(clique na imagem para ampliar)

8 - Companhia Comercial de Motores e Veículos - BRAMOCAR

    Empresa constituída nos anos 40 e atuante até meados dos anos 60, cuja matriz situava-se na Av. Rio Branco, 99 Centro do Rio, tinha entre seus principais acionistas nomes do porte dos Guinle e importava carros de luxo, principalmente ingleses. Seu nome ficou marcado na nossa história automobilística por ser inclusive fornecedor do governo brasileiro, responsável por trazer os famosos Rolls-Royce da Presidência da República. Trabalhava também com Bentley e Rover, mas curiosamente também trazia Goliath's ...

 

(clique para ampliar)

9 - AUTO MODELO LTDA.

    Esta empresa, situada no Largo do Machado, 23, no Catete, Zona Sul do Rio, comercializava principalmente utilitários GOLIATH. Com o advindo da indústria nacional, passou a revender e assistir veículos VOLKSWAGEN, mantendo-se por longa data como concessionária da marca.

(clique para ampliar)

10 - Mercantil AUTO-ELÉTRICA S.A.

    Esta empresa, com  sede à Rua do Senado, 178/180, Rio de Janeiro e filial em Niterói à Rua da Conceição, 181, parece-me ter alguma coisa a ver com  a TRANSAGRO, de quem recebeu em 1951 a concessão para comercialização de veículos Borgward nas áreas do estado do Rio e Zona da Mata em Minas Gerais, conforme atestam comunicados ao público veiculados no Correio da Manhã em julho de 1951, mostrados abaixo:

         

(clique nas imagens para ampliar)

3a. parte

(Clique acima para ir para o final do artigo)